© 2019 GIANELLA & MONDADORI. Todos os direitos reservados.

Desde 1880

            Esta casa foi fundada em 1880 pela firma Irmãos Degrazia, composta pelos senhores Antônio e Salvador Degrazia, e que durou até 1908, data em que o Sr. Antônio Degrazia se retirou; foi então organizada a firma S. Degrazia & Cia., de que faziam parte o Sr. Salvador Degrazia e Sr. Atilio Mondadori.

           Atilio Mondadori era catarinense, nascido na cidade Brusque e filho do imigrante italiano Giovanni Battista Mondadori e Bálbara Terciotti. Ambos oriundos da localidade de San Benedetto Po, na região de Mântova, interior da Itália.

             Casou-se com Mathilde Degrazia, filha do Sr. Salvador Degrazia. Tiveram cinco filhos. Em 31 de dezembro de 1915, a parte comercial ficou a cargo de Atilio Mondadori somente. Os locais onde funcionava a casa ocupavam uma quadra completa, com frente para quatro ruas e pertenciam à firma S. Degrazia & Cia. A sua amplidão não era excessiva para conter os formidáveis estoques da casa, que abrangiam uma enorme série de artigos, aparentemente incompatíveis uns com os outros, mas que respondiam a todas as necessidades da extensa clientela que a casa servia.

             As diversas secções importavam e vendiam: secos e molhados, de todas as qualidades e de todas as proveniências; tecidos nacionais e estrangeiros; miudezas; ferragens de todas as qualidades e para todos os usos; perfumarias nacionais e das mais acreditadas marcas estrangeiras; louças; vidros; confecções para homens e crianças; calçados; chapéus; artigos e materiais de construção; ferramentas; carros; moinhos; artigos inflamáveis de todas as classes; móveis e uma série de artigos de uso corrente, cuja enumeração seria fastidiosa demais.

            Este empório comercial importava necessariamente de primeira mão os artigos de sua venda. Estava em constantes relações com os grandes centros produtores da Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Estados Unidos e Repúblicas Platinas, assim com as mais importantes praças da união.

            As regiões que se achavam ao alcance mais imediato da ação do empório contavam entre as mais ricas deste Estado. A constante valorização do seu principal elemento de riqueza, a pecuária que, apesar da crise que atravessava desde três anos todo o país, tinha auferido aos municípios criadores uma verdadeira riqueza, influiu de modo benéfico sobre o movimento das transações comerciais; o resultado dessa influência foi sentido em todos os ramos da atividade comercial. Porém, nenhuma casa neste município e nos municípios circundantes estava em melhores condições do que a do Sr. Atilio Mondadori para atender as necessidades dessa ampliação das transações tanto pela importância do estoque de mercadorias de que dispunha e pela sua extraordinária variedade, como pela extensão de suas relações nos centros fornecedores como nos centros consumidores desta cidade e da campanha. Quer se trate da indústria pastoril que compreendia a necessidade de reformar os seus métodos de trabalho e o consequente aparelhamento, quer da agricultura que aos poucos foi tomando um incremento que fez agoirar um futuro compensador, quer ainda das indústrias locais que paulatinamente aumentaram em número e em faculdade produtora, no intuito de atender às necessidades regionais, todos os ramos de atividade recorreram aos bons ofícios da casa Atilio Mondadori, porque bem sabem que nessa bem montada casa podia encontrar em melhores condições as máquinas ou os artigos de que careciam. E se alguém duvidasse das excelentes condições em que trabalhava esta poderosa casa, bastaria dizer que no próprio ramo de construção, em que existe na capital do Estado casas importantíssimas, a casa Atilio Mondadori estava vendendo, desde o princípio da guerra, para as mais importantes firmas introdutoras da capital e dos outros grandes centros do Estado, artigos de que essas casas careciam e que se achavam na impossibilidade de importar. O Empório Comercial Atilio Mondadori encerrou suas atividades no ano de 1929 quando da crise da Bolsa de Valores de Nova York.